Armação dos Búzios, ou apenas Búzios, como é popularmente conhecido, é um município da Microrregião dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Faz divisa a oeste com Cabo Frio, município do qual se tornou autônomo em 1995. Localiza-se a cerca de 173 quilômetros do centro da capital do estado.
É uma península com oito quilômetros de extensão e 23 praias, recebendo de um lado correntes marítimas doEquador e do outro correntes marítimas do polo sul, o que faz com que tenha praias tanto de águas mornas quanto de águas geladas. Entre as principais praias, destacam-se Geribá, Tucuns, João Fernandes, Ferradura,Ferradurinha, Armação, Manguinhos, Tartaruga, Ossos,Brava e Olho-de-Boi, esta última reservada para a prática do naturismo.
A exploração turística e a ocupação imobiliária do local tiveram início após a fama internacional dada a Búzios pela atriz francesa Brigitte Bardot, que a visitou em 1964. Hoje, a cidade é tão visitada por turistas do mundo inteiro que alguns a chamam de "a Saint-Tropez brasileira".
Armação dos Búzios, com seus ventos fortes, é ideal para a prática de iatismo e voo livre. É uma cidade que abriga diversas culturas, com um grande número de estrangeiros. A temperatura média anual é de 24 °C e tem oíndice pluviométrico mais baixo do estado de Rio de Janeiro: cerca de 750 milímetros anuais apenas.
Búzios tem origem numa pequena vila de pescadores, que nos tempos coloniais foi povoada por piratas franceses e mercadores de escravos. Com 23 praias de variedade e beleza incomparáveis, banhadas pelas águas cristalinas do Oceano Atlântico, é hoje um sofisticado balneário com animada vida noturna. Na baixa estação, transforma-se num paraíso para apreciadores de gastronomia e objetos de arte e para os interessados em ecologia.
A história de Armação dos Búzios, como balneário, começou com a vinda da atriz francesa Brigitte Bardot, nos anos 60, e não parou mais. Durante o dia, o centro da cidade fica deserto, enquanto todos aproveitam a praia; mas, ao anoitecer, suas ruas pitorescas, cheias de restaurantes, butiques e bares, se iluminam num convite irresistível.
A vida noturna de Búzios tem opções para todos os bolsos. O ponto central do agito é a charmosa Rua das Pedras, onde anônimos e famosos se esbarram a todo instante e é comum ouvir línguas estrangeiras por todos os lados. Com pouco mais de 600 metros de extensão, concentra restaurantes que servem pratos de todos os sotaques gastronômicos. Simpáticos bares com shows ao vivo - alguns de frente para o mar - convidam a sentar e apreciar o movimento. Galerias de arte, comércio com grifes nacionais e estrangeiras e muita gente bonita e bronzeada completam o cenário.
COMO CHEGAR
De carro
Partindo do Rio de Janeiro (aproximadamente 180 km): cerca de 2 horas de viagem. Após atravessar a ponte Rio-Niterói, entrar à esquerda no sentido Rio Bonito. Pouco depois de Rio Bonito, pegar à direita a Via Lagos, no sentido Araruama/Cabo Frio (Região dos Lagos). Ao final da Via Lagos, continuar por 5 km até o posto Ipiranga localizado na entrada de São Pedro da Aldeia. Entrar na RJ-106 em direção a Macaé/Búzios. Percorrer mais 14 km e, logo após o posto de gasolina "Até Q'Enfim", entrar à direita. Seguir por cerca de 10 minutos até Búzios.
Partindo do norte do estado: vindo pela BR-101, pegar a entrada para Rio das Ostras e seguir 56 km até Búzios.
Partindo de São Paulo (aproximadamente 624 km): pegar a saída 166 A, indicando Linha Vermelha. Na Linha Vermelha, pegar a saída à esquerda, onde há uma placa indicando Niterói e Região dos Lagos. Entrar novamente à esquerda, onde se acha a ponte Rio-Niterói, e seguir o roteiro de quem parte do Rio de Janeiro.
Partindo de Belo Horizonte (aproximadamente 625 km): passando por Petrópolis, descer a serra e adiante pegar a estrada Rio-Teresópolis até Magé. Daí seguir em direção a Manilha e Rio Bonito (BR 101) e seguir o roteiro de quem parte do Rio de Janeiro.
De ônibus
Rio de Janeiro-Búzios (direto):
Saídas diárias da Rodoviária Novo Rio pela Viação 1001
Clique aqui para comprar
Valor médio: R$ 65,90
São Paulo-Búzios (direto):
Saídas às 21h50 – checar disponibilidade
Preço: R$ 104,5
Viação 1001
Cabo Frio-Búzios:
A Viação 1001 tem saídas a cada hora do Rio, Niterói e São Paulo para Cabo Frio, de onde a Viação Salineira ((22) 2647-8200) faz o percurso até Búzios todos os dias com intervalos de 20 minutos.
Táxis, também podem ser pegos em Cabo Frio.
PRAIAS
Armação
Possui uma das paisagens mais lindas da península, com seus barcos de pesca que lá ficam ancorados. Possui este nome devido à Armação das Baleias. Elas eram abatidas ali e seus ossos jogados na praia ao lado, a dos Ossos.
Azeda
De águas tranquilas e cristalinas, abrigada, boa para o mergulho. O seu acesso é feito a pé, a partir da praia dos Ossos. Um casarão no estilo colonial faz desta praia o cartão postal de Búzios. Na sua continuação está a Praia Azedinha. Ambas estão dentro de uma APA.
Brava
Assim denominada devido à força de suas ondas, é uma praia de mar aberto, própria para a prática de surf.
Canto
Localiza-se no Centro da Cidade e possui águas tranquilas. A presença de barcos de pesca oferece um visual da típica aldeia de pescadores. Possui este nome devido a lenda do Boitatá que, segundo os mais antigos, passeava pelo meio da praia, forçando os moradores a só passarem por lá, pelo canto.
Ferradura
De águas calmas e frias, com vários quiosques tradicionais ao seu redor. Possui o maior conjunto de mansões de Búzios. Tem este nome devido aos seus extremos se fecharem em forma de uma ferradura.
João Fernandes
É a praia Internacional de Búzios. Aí se fala, habitualmente, o espanhol, em virtude do grande número de pousadas ao seu redor, geralmente de proprietários argentinos. Tem, ao lado, a praia de João Fernandinho. O nome é devido a um português chamado João Fernandes que usava a praia para se defender dos ataques de embarcações estrangeiras.