Tem sido uma das mais nobres funções da SBEM-SP e das Comissões -Organizadora e Científica do COPEM estimular a difusão do conhecimento e desenvolvimento da pesquisa na área de Endocrinologia e Metabologia.
O alto nível de conferências e simpósios do congresso, além do crescente empenho dos participantes em apresentar o melhor de sua pesquisa através dos temas-livres, tem nos impulsionado a continuar reconhecendo essas contribuições de excelência através de prêmios, proporcionando mais um estímulo para jovens-investigadores e professores-pesquisadores, sempre guiados por uma política baseada no mérito do trabalho apresentado e na imparcialidade de julgamento.
O Prêmio Professor Emérito é um reconhecimento da SBEM-São Paulo para pesquisadores que tiveram significante contribuição para a SBEM e que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica e profissional. Neste ano, temos a honra de inaugurar essa premiação e entregá-la ao Prof. Dr. José Antunes Rodrigues, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).
Professor Antunes fez seu doutoramento em 1962, Livre-Docência em 1968, tornou-se Prof. Adjunto em 1968 e Prof. Titular em 1981. Após o doutoramento, passou dois anos nos Estados Unidos, onde trabalhou com o Dr. Samuel M. Mc-Cann, um dos pioneiros na área de neuroendocrinologia. Ao longo de sua carreira científica fez várias contribuições sobre o papel do sistema nervoso (SNC) no controle do equilíbrio hidromineral, com especial ênfase nas vias neurais envolvidas nesta regulação homeostática. Foi o primeiro a demonstrar a importância dos núcleos paraventriculares e supraópticos no controle da ingestão específica de sódio.
Ainda hoje, mantém atividade de orientação científica em nível de pós-graduação e, dentre seus orientados, há renomados docentes-pesquisadores nas principais universidades brasileiras.
Entre as inúmeras premiações do Professor Antunes, destaca-se a “Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico MCT”.
O Prêmio Pesquisador Sênior SBEM-SP é uma importante condecoração de reconhecimento pela contribuição científica da Sociedade de Endocrinologia regional. Foi concebido na primeira edição do COPEM (1994) para premiar o endocrinologista sênior em atividade que tivesse realizado, em sua carreira, contribuições significativas na pesquisa, na docência, na formação de discípulos e na participação da vida da Sociedade.
Neste ano, temos a honra de entregar o prêmio à Profa. Dra. Ana Claudia Latronico, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
A professora Latronico é professora Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP, Chefe do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas; Pesquisadora Principal do Laboratório de Hormônios e Genética Molecular LIM/42 do Hospital das Clínicas da FMUSP, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 1A, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (desde de 2016) e Editora Associada do Journal of Endocrine Society.
Suas principais linhas de pesquisa envolvem: aspectos clínicos e moleculares da puberdade precoce, hipogonadismo hipogonadotrófico e tumores adrenocorticais.
Profa. Latronico recebeu diversas premiações, destacando-se: Prêmio Jovem Investigadora do II COPEM (1996), Prêmio Richard E. Weitzman Memorial Award (2003) e “International Excellence in Endocrinology Award” (2019), concedidas pela Sociedade Americana de Endocrinologia. Dados de grande interesse científico da carreira da Profa. Latronico serão apresentados na sua conferência intitulada “As peças do complexo quebra-cabeça do desenvolvimento puberal humano”.
Foi criado por ocasião da comemoração do X COPEM (2013) e visa reconhecer pesquisadores jovens que desenvolvem pesquisa em Endocrinologia em instituições no estado de São Paulo. Trata-se de um incentivo para jovens investigadores que estejam se destacando no cenário nacional e internacional e, certamente, desenvolvendo pesquisa de qualidade e com relevância na área de Endocrinologia e Metabologia.
Neste ano, temos a honra de entregar o prêmio à Profa. Dra. Maria Izabel Chiamolera, da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo.
Profa. Chiamolera possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (1998), residência em Endocrinologia e Metabologia pela EPM/Unifesp (2002) e doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela EPM/Unifesp (2006). Pós-doutorado na Divisão de Metabolismo da Johns Hopkins University, Baltimore, MD. EUA (2006-2010). Atualmente, é médica da Universidade Federal de São Paulo, trabalhando no setor de atendimento de alunos (SSCD), e paralelamente atuando como pesquisadora associada ao Laboratório de Endocrinologia Molecular e Translacional (LEMT) da disciplina de Endocrinologia do Departamento de Medicina da mesma instituição.
Dentre suas contribuições, destacam-se estudos sobre a biologia e ação dos hormônios tiroidianos e seu receptor. A Profa. Chiamolera é uma das pioneiras em pesquisas envolvendo aspectos genéticos e ambientais que in"uenciam na homeostase do TSH, particularmente dos desreguladores endócrinos como os herbicidas à base de glifosato e do bisfenol A.
Tema da conferência: “Uma composição fotográfica do eixo tiroidiano”
Para concorrer aos prêmios, o primeiro autor do trabalho deverá ser necessariamente o apresentador, e ter até 45 anos de idade ao final do congresso.
O primeiro autor de cada um dos 15 melhores resumos enviados (correspondentes aos finalistas de cada categoria de melhor trabalho de apresentação oral) ganhará a inscrição do congresso como forma de incentivo pela sua participação com trabalho de excelência.
O primeiro autor de cada um dos três pôsteres premiados também ganhará a inscrição para o congresso.